sexta-feira, 26 de junho de 2009

Direitos do Leitor, Por Daniel Pennac e comentados por Jonmax

Achei, no meio do amontoado de coisas que chamo de quarto(No qual quase nada é de fato meu) um livor que me pareceu interessante.Ele se chama "Como um Romance", pelo escritor Daniel Pennac.Ainda não o lí pois estou ocupado lendo um outro livro no momento.Ms na contra capa deste livro, achei alguns direitos dos leitores, que irei colocar aqui e comentar.

Direitos Imprescritiveis do Leitor

1.O Direito de não ler.(Esse direito é um pouco estranho, considerando que só quem lê é leitor.Acho que o autor quis brincar um pouco, pois se alguém deixa de ler, deixa de ser leitor, perdendo o direito de não ler)

2.O Direito de Pular Páginas.(...Ok, esse eu costumo praticar bastante, mas só com prefácios e introduções.Fazer o quê, é um hábito que tenho.)

3.O Direito de não terminar um livro.(Normalmente, quando não termino um livro ou ele era horrivelmente péssimo ou o portal para o Triângulo das bermudas existente em meu lar sugou-o para dentro, como ele recentemente fez com o meu Drácula de Bram Stocker.Mas com jogos, em compensação...)

4.O Direito de Reler.(Releio, em média, uns 2 a 3 livros por ano.Sempre acabo notando coisas novas, nomes que eu via errado, pequenos detalhes que nunca tinha percebido.Eu ecomendo reler livros, proncipalmente aqueles lidos há um bom tempo.)

5.O Direito de ler qualquer coisa.(Caso você, diferentemente de mim, odeie ficar entediado, esse é um bom método pra vencer ele.Eu costumo ler de tudo, livros, tiras de jornal, bula de remedio, mangás, comics, gibis nacionais,webcomics, e por aí vai.)

6.O Direito ao Bovarismo(doença textualmente transmissivel).(Acho que essa doença tem algo a ver com a Madame Bovary, mas não tenho certeza.Pode ser algo que seja explicado no próprio livro.Caso eu descubra exatamente o que é, eu aviso.)

7.O Direito de ler em qualquer lugar.(Só uma dica, cuidado com o que você lê e aonde você lê.Use a lógica para ver se o que você está lendo é adequado ao lugar, não quero saber de nehum amigo meu assaltado eu espancado porque leu o livro errado o lugar errado.)

8.O Direito de ler uma frase aqui e outra alí.(Outra coisa qu faço com frequência, ficar lendo mais de uma coisa ao mesmo tempo.Raramente dá certo, sempre acabo confundindo minha cabeça já confusa.)

9.O Direito de ler em voz alta.(Novamente, peço cuidado, e não esqueçam de respeitar os outros.Ler em voz alta é divertido, mas se alguém pedir para você parar, você para.Não arranje brigas à toa.)

10.O Direito de calar.(E, com esse ultimo direito escrito, eu me calo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário