quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os livros em minha existência, Por Kaoru.

Este texto abaixo é de uma amiga.Ela o escreveu e me pediu para julga-lô.Gostei tanto que decidi dividi-lo com vocês, Inexistentes e raros leitores.

"Há alguns dias atrás, me peguei em um rápido momento de reflexão. Tinha acabado de desligar o computador, depois de uma conversa filosófica com meu amigo no MSN, e quando minhas mãos tocaram a capa de livro me vi eufórica e ansiosa, como sempre4 para saber o que Edward faria ao saber que Jacob havia beijado Bella; mas parei, algo não muito comum porque já fiquei horas pela madrugada, perdida na envolvente escrita de Stephenie Meyer; parei e comecei a refletir em quantos jovens da minha idade abandonariam o seu precioso MSN para ler um livro.
No meu círculo de convivência isso era comum, meus pais, minha irmã, meus amigos, ou a maioria deles, todos são leitores assíduos e para mim ler é algo que já faz parte da minha vida. Mas lembrei dos outros e de quantas vezes já tinha ouvido “Pra que ler” ou “lê livro pra quê? É só ver o filme”, para mim isso era confuso alguém abandonaria um bom livro por um filme? Talvez seja por causa dos efeitos especiais, mas eu sei que a minha imaginação é capaz de criar efeitos milhares de vezes, melhores que os de Hollywood e como são decepcionantes as versões cinematográficas dos livros.
Preguiça? Pra mim é uma desculpa esdrúxula, ler é algo envolvente e emocionante, mas ajudaria mais se os livros de leitura obrigatória fossem menos chatos. Oportunidade? É, talvez nem todos tenham um amigo que compre livros bons e te empreste, porém há a biblioteca, onde já encontrei livros fascinantes.
Ler pra mim é um vício e queria que fosse contagioso e que todos entendessem o prazer que isso proporciona.
Nesse momento parei, e pensei em quanto tempo de leitura havia perdido nesse momento de reflexão. Infelizmente era inútil pensar nisso, afinal pra maioria o orkut e o MSN oferecem coisas melhores. E depois dizem que eu sou louca. Arfei, decepcionada com minha reflexão sem sentido. Suspendi o livro na horizontal e dedilhei as páginas, respirando o aroma que saía de cada uma delas. Isso aguçou meus instintos, me lembrei de Edward novamente e procurei desesperada a página onde havia parado. Quando encontrei sorri, finalmente poderia de novo me preocupar com uma pessoa que não existe, com problemas que não são meus, com situações fictícias, mas pra mim, de alguma forma, tudo isso havia se tornado parte do que sou. Me acomodei e finalmente pude ir ao encontro de um maravilhoso vampiro em minha imaginação."

Ah, e caso tenham tempo livre, nos meus links, eu recomendo a leitura dos Blogs Alento Atento e Por Entre Abismos e Florestas, de dois grandes amigos meus.

2 comentários:

  1. Lindo texto, e muitíssimo obrigado pela propaganda, mas MAIS obrigado ainda pelo "grande amigo"! Isso significa muito pra mim, grande amigo.

    ResponderExcluir
  2. Se vc me conhece bem, deve saber que faço minhas as palavras dessa sua sábia amiga! Se um décimo de meus alunos pensassem como ela, pode ter certeza de que eu seria ainda mais feliz pessoal e profissionalmente! Que lindo seu texto e seu pensamento a respeito desse hábito tão prazeroso... O mais importante que existe, na minha opinião, pelo menos! Mande um beijo a ela por mim e que ela saiba que torço para que, um dia quem sabe, esse vício seja realmente contagioso! Nunca perco minhas esperanças... e outro beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir